Michael Jordan

A lenda do chicago bulls que levou seu time a seis finais e mostrou ao mundo jogadas surreais.

Quem é Michael Jordan?

Michael Jordan é um ex-jogador profissional de basquetebol, atleta olímpico americano, empresário e ator. Considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos, ele dominou o esporte de meados da década de 1980 até o final da década de 1990. Jordan levou o Chicago Bulls a seis campeonatos da NBA e ganhou o prêmio MVP da liga cinco vezes. Com cinco MVPs da temporada regular e três All-Star MVPs, Jordan se tornou o jogador mais condecorado da NBA, sendo também considerado o maior jogador da histório da esporte.

Início da vida e família

Michael Jeffrey Jordan nasceu em 17 de fevereiro de 1963, no Brooklyn, Nova York. Sua mãe, Deloris, era uma caixa de banco que desde então escreveu vários livros. Seu pai, James, era um trabalhador de manutenção que se tornou gerente da General Electric. Jordan, o quarto filho de Deloris e James, tem quatro irmãos: James Jr. (conhecido como Ronnie), Deloris, Larry e Roslyn.

Crescendo em Wilmington, Carolina do Norte, Jordan desenvolveu uma vantagem competitiva desde cedo. Foi James quem apresentou seu filho Michael ao beisebol e construiu uma quadra de basquete em seu quintal. Michael idolatrava seu irmão Larry, e os dois costumavam jogar um contra um noite adentro.

Michael queria vencer todos os jogos que jogava. Jordan estudou na Laney High School em Wilmington. Ele foi notavelmente designado para o time de basquete júnior da escola no segundo ano – ele ainda tinha menos de um metro e oitenta de altura – antes de se tornar um dos melhores recrutas do país. Durante um acampamento de basquete no verão de 1980, Jordan chamou a atenção do lendário técnico da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Dean Smith, e sua equipe. Ele assinou sua carta de intenções com a escola em 1981.

Carreira universitária

Jordan se matriculou na Carolina do Norte em 1981 e logo se tornou um membro importante do time de basquete da universidade. A UNC venceu o campeonato da Divisão I da NCAA em 1982, com Jordan marcando a cesta final necessária para derrotar a Universidade de Georgetown. Ele também foi escolhido como o Jogador do Ano da NCAA College em 1983 e em 1984.

Draft de 1984

Michael Jordan foi a terceira escolha do draft daquele ano, sendo:

  • Hakeem Olajuwon (#1 – Houston Rockets), sendo um dos melhores pivôs da NBA.
  • Sam Bowie (#2 – Portland Trail Blazers), sendo prejudicado por muitas lesões nunca chegou a ser o jogador que muitos esperavam.
  • Michael Jordan (#3 – Chicago Bulls), é considerado o maior jogador de todos os tempos até o momento (06-2023).

NBA 

Ele se tornou o primeiro jogador desde Wilt Chamberlain a marcar mais de 3.000 pontos em uma única temporada. No final dos anos de 1980, o Chicago Bulls estava rapidamente se tornando uma força a ser reconhecida, e Jordan foi uma parte fundamental do sucesso da equipe.

O Bulls chegou às finais da Conferência Leste em 1990 e ganhou seu primeiro campeonato da NBA no ano seguinte ao derrotar o Los Angeles Lakers. Jordan era bem conhecido na época por seu atletismo superior na quadra e por suas habilidades de liderança. Em 1992, o Chicago Bullsderrotou o Portland Trail Blazers para ganhar seu segundo campeonato da NBA. A equipe conquistou o tricampeonato no ano seguinte, dominando o basquete mundial.

1995

Após a morte de seu pai em 1993 e uma curta passagem pela liga secundária de beisebol, Jordan voltou à quadra de basquete e aos Bulls em março de 1995.

1996

Ele voltou ainda mais forte, com média de 30,4 pontos por jogo para levar os Bulls a um então recorde com 72 vitórias na temporada regular antes de derrotar o Seattle SuperSonics pelo campeonato da NBA. Chicago quase igualou o recorde do ano anterior com 69 vitórias em 1996-97, uma temporada que terminou com uma vitória no jogo 6 sobre o Utah Jazz nas finais da NBA. As duas equipes se enfrentaram novamente pelo campeonato em 1998, com Jordan acertando a tacada da vitória no jogo 6 para reivindicar seu sexto e último título. Além desses seis anéis, Jordan ganhou cada um de seus cinco prêmios de MVP da liga com o Chicago.

1999

Após sua segunda aposentadoria do basquetebol em 1999, Jordan ingressou no Washington Wizards em 2000 como co-proprietário e como presidente de operações de basquetebol. No outono de 2001, Jordan renunciou a essas funções para retornar a quadra mais uma vez. Ele jogou pelo Wizards em suas duas últimas temporadas da NBA. Sendo que finalmente pendurou sua camisa para sempre aos 40 anos em 16 de abril de 2003.

Estatísticas da carreira

       Média da Temporada Regulgar                                              Média Pós-Temporadas

  • Jogos disputados: 1072                                            Jogos disputados: 179
  • Minutos por jogo: 38.3                                              Minutos por jogo: 41.8
  • Arremessos certos: 49.7                                           Arremessos certos: 48.7
  • Aproveitamento de 3 pontos: 32.7                                Aproveitamento de 3 pontos: 33.2
  • Aproveitamento nos lances livres: 83.5                           Aproveitamento nos lances livres: 82.8
  • Rebotes por jogo: 6.2                                               Rebotes por jogo: 6.4
  • Assistências por jogo: 5.3                                          Assistência por jogo: 5.7
  • Tocos por jogo: 0.8                                                  Tocos por jogo: 0.9 
  • Roubos de bolas por jogo: 2.3                                      Roubos de bola por jogo: 2.1
  • Faltas por jogo: 2.6                                                  Faltas por jogo: 3.0
  • Erros por jogo: 2.7                                                   Erros por jogo: 3.1
  • Pontos por jogo: 30.1                                               Pontos por jogo: 33.4

 

Empreendimentos Comercias de Jordan
Fora de sua carreira no basquete, Jordan esteve envolvido em vários negócios lucrativos e empreendimentos comerciais, incluindo uma parceria de longa data com a Nike. Jordan assinou seu primeiro contrato com a Nike em 1984. A empresa lançou seus tênis de basquete Air Jordan em 1985. Em seu contrato inicial, a Nike deu a Jordan generosos 25% em royalties.

O Air Jordan rapidamente se tornou muito popular e continua a ser um best-seller para a fabricante de roupas mais de 30 anos depois. A colaboração gera dinheiro para a Nike e a Jordan, com a Nike relatando quase US$ 2,9 bilhões em receita para a linha Air Jordan em 2018.

A história da parceria da Jordan com a Nike é o tema do drama biográfico de 2023 Air, estrelado por Ben Affleck como o fundador da Nike, Phil Knight, e Matt Damon como o executivo de marketing Sonny Vaccaro. Além da parceria com a Nike, MJ é dono do Charlotte Hornets,

Esse é um pequeno resumo da biografia do maior jogador de basquetebol de todos os tempos.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top